boas..
então.. tem coisa de uns 2 meses, além de ter reparado o óleo descer mais que o normal pra quase 10 mil km, também reparei que vez ou outra batia tucho muito forte mesmo.. coisa que não acontecia faz tempo..
então quando fui mexer na caixa de direção, reparei sujeira ativa de óleo no filtro de óleo e no entorno..
num papo com o mecânico.. ele disse que era vazamento do filtro e tal..
então comprei 5 litros de castrol magnatec 10w40.. 1 filtro.. e ontem iniciei os trabalhos.. tireo o óleo e tal..
porem uma pulga ficou me incomodando atrás da orelha.. não me convenci que o vazamento era no filtro.. fuça daqui.. fuça dali..
tirei logo a admissão toda pra analisar melhor e... o urubu cagou mais uma vez o carro..
ao que tudo indicava, vazamento na junta do trocador de calor..
como gosto de perder tempo hehe.. desmontei logo todo o suporte pra limpar tudo e ai me deparei com o estado lamentável da junta que já estava rígida e deformada.. a altura dela não dava mais pressão pra vedar.
fui na ideia do rgdl e peguei a junta que vem no filtro.. parece o mesmo tamanho.. na citroen tem pra vender, custa 25 temers.. mas como não tinha lá e nem em casa de orings, resolvi usar a novinha que veio no filtro novo.
comparando as duas..
tudo desmontado e limpo..
no outro dia.. fiz umas limpezas básicas no bloco do motor onde vão as juntas.. remontei.. pus óleo novo.. o filtro, eu aproveitei o oring do filtro anterior que ainda tava bom..
o fluido de arrefecimento tava tão limpinho que reaproveitei também hehe..
liguei.. deixei aquecer na temperatura de serviço, dei umas bombadas.. nada mais de vazamento.. ufa
ahh sim.. o sensor de pressão do óleo, passei tempo limpando.. tinha craca lá sólida hehe.. e ainda testei seu funcionamento.. ele tem 1 pino só.. e funciona da seguinte maneira..
lá dentro tem um diafragma que pressiona um botao.. quando ele tá sem pressão, ele dá curto com a carcaça.. ai joguei uma pressão com o compressor.. da pra ouvir um click lá dentro.. e ai ele interrompe o contato com a carcaça.. legal.
resumindo.. acho que por vazar óleo ali, baixava a pressão do sistema, não o suficiente para acender a luz de óleo, mas o suficiente pra não ter pressão suficiente pra encher algum tucho desgastado.. ai toma de bater.
urubu maldito